domingo, 28 de fevereiro de 2010

Os oito Gestos mais comuns associados a Mantira

 
1-Tapar a boca: A mão cobre a boca porque o cérebro a instrui subconscientemente a reprimir as palavras enganosas que estão sendo ditas. As vezes estes gestos e feito com os dedos ou ate com o punho fechado sobre a boca, mas seu significado e sempre o mesmo. Algumas pessoas tentam disfarçar este gesto simulando tosse. Se a pessoa que fala usar este gesto, e sinal de que pode estar mentindo. se ela cobrir a boca enquanto algo. Uma das coisas ela talvez ache que você esta escondendo algo. Uma  das coisas mais inquietantes que pode ocorrer a um conferencista e ver a audiência fazer gestos durante a sua fala. Neste caso, o orador deve parar  e perguntar, “Alguém gostaria de fazer alguma pergunta?”, ou “Eu vejo que algumas pessoas discordam. Vamos ouvir as perguntas.” Isto permite que as objeções da platéia venham a tona, dando ao orador a oportunidade de ponderar suas afirmações e responder as perguntas dos ouvintes. O mesmo deve ser feito quando estes estão de braços cruzados.

Tapar a boca pode parecer tão inocente quanto fazer “sbbb” colocando o dedo indicador verticalmente sobre os lábios. É provável que ele tenha sido usado pela mãe ou pelo pai da pessoa quando ela era criança. Na idade adulta, a pessoa o reproduz na tentativa de dizer a si mesma para guardar alguma coisa que esta sentindo. O problema e que o gesto adverte o outro para o fato de que algo esta sendo contido ou ocultado.
 
2-Tocar o nariz: Este gesto pode consistir tanto em dar um único toque rápido e quase imperceptível no nariz quanto umas esfregadelas embaixo dele. As mulheres fazem este gesto com toques mais discretos do que os homens, talvez para não borrar a maquiagem.

  E importante lembrar que estes gestos dever ser lidos em grupos e em seus respectivos contextos, a pessoa pode estar resfriada ou com uma alergia.

Cientistas da Fundação para a Pesquisa e Tratamento do Olfato e do Paladar de Chicago descobriram que, ao mentir, os indivíduos liberam substancias causadoras do intumescimento do tecido interno do nariz. O exame do fluxo sanguíneo por meio de câmeras especiais relevou que a mentira internacional causa um aumento da pressão arterial e que o nariz humano se expande com o afluxo de sangue durante o ato de mentir, fenômeno conhecido como “Efeito Pinóquio”.  A pressão sanguínea  elevada intumesce e faz formigar as terminações nervosas do nariz, provocando o ato de esfregá-lo rapidamente com a mão para aliviar a “coceira”.

  Embora não possa ser visto a olho nu, o intumescimento do nariz e o que parece causar o gesto de tocar o nariz. O mesmo fenômeno ocorre quando a pessoa esta  transtornada, ansiosa ou irada,

  Numa extensa analise do testemunho de Bill Clinton ao Grande Júri sobre seu caso com Mônica Lewinsky, o neurologista Alan Hirsch e o psiquiatra Charles Wolf descobriram que Clinton, quando dizia a verdade, não tocava o nariz. Quando mentia, porem, ele franzia a testa durante uma fração de segundo antes de responder e tocava o nariz uma vez a cada quatro minutos, num total de 26 toques.


 

3- E a coceira no nariz


A coceira no nariz de uma pessoa geralmente e aliviada com uma fricção intencional ou com  o alto de coçar, em vez dos leves toques no  nariz. Como ocorre com o gesto de tapar a boca, o de tocar o nariz pode tanto ser usado pelo o orador para esconder a própria mentira como pelo ouvinte que duvida das palavras dele. Coçar e geralmente um gesto repetitivo isolado, incoerente ou estranho ao contexto da conversação em curso.
 
 
4-Esfregar os olhos: A criança, quando não quer ver alguma coisa, tapa os olhos com uma ou ambas as mãos. O adulto, quando não quer olhar para algo desagradável, tende a esfregar os olhos. Esfregar os olhos e a ação com que o celebro tenta bloquear as coisas enganosas, duvidosas ou desagradáveis que a pessoa vê  ou evitar olhar para o rosto da pessoa para quem se esta mentindo. Os homens costumam esfregar  os olhos energicamente e , quando a mentira e gritante, desviar o olhar. As mulheres são menos propensas a esfregar os olhos porque foram condicionadas. Desde meninas a evitar gestos vigorosos e tomam cuidado para não estragar a maquiagem. Elas também evitam o olhar do interlocutor, desviando o seu.

 
5-Pegar na orelha: imagine-se dizendo a uma pessoa “Custa apenas 1.000 reais”, e ai ela paga na própria orelha, olha para o lado e responde “Acho que e um bom negocio”. Este gesto e uma tentativa simbólica de “não ouvir nada de mau”. Ela coloca a mão em volta ou sobre a orelha, ou cutuca o lóbulo para tentar bloquear as palavras que esta ouvindo. Esta e a versão adulta do gesto de tapar os ouvidos feito pelas crianças quando querem se esquivar dos pitos dos pais. Outras variantes do gesto de pegar na orelha são:coçar atrás da orelha, mover a ponta do dedo para dentro e para fora da orelha, puxar o lóbulo e dobrar a orelha inteira para a frente de maneira a cobrir o conduto auditivo.

Pegar na orelha pode também ser um sinal de que a pessoa já ouviu o suficiente ou de que ao quer falar. Tal como tocar o nariz, pegar na orelha e um gesto usado por pessoas que estão ansiosas. O príncipe Charles costumam pegar na orelha e tocar o multidão, gestos reveladores da ansiedade que essas situações lhe causam. Nunca se viu uma foto do príncipe Charles fazendo tais gestos na relativa segurança do seu automóvel.

 
6-coçar o pescoço:  Neste caso, o dedo indicador geralmente da mão direita coça a parte lateral do pescoço abaixo do lóbulo da orelha. Nós observamos que as pessoas que fazem este gesto friccionam a pele cinco vezes em média. Este e um sinal de duvida ou incerteza,característico da pessoa q diz “Eu não sei se estou de acordo”. E um gesto muito claramente negado pela linguagem verbal, por exemplo, quando a pessoa diz algo do tipo “Eu entendo como você se sente”. Coçar o pescoço indica que ela não entende.

 Desmond Morris foi um dos primeiros descobrir que a mentira causa um prurido nos delicados tecidos do rosto e do pescoço, cujo alivio exige uma esfregadela ou uma boca coçada. Isso não apenas explica por que as pessoas que se sentem em duvida coçam o pescoço como da uma boa razão para o fato de alguns indivíduos afrouxarem o colarinho quando suspeitam ter sidos apanhados numa mentira. A elevação da pressão arterial faz com que o sujeito sue no pescoço.

A pessoa que se sente irada ou frustrada  precisa também afrouxar o colarinho para deixar circular ar fresco. Quando você vir alguém fazendo este gesto, pergunte “Você poderia repetir o que acabou de dizer”? , ou “Você pode explicar melhor, por favor?”. Talvez assim o suposto mentiroso desista do jogo.

 
7-Afrouxar o colarinho.

Desmond Morris foi um dos primeiros a descobrir  que a mentira causa um prurido nos delicados tecidos do rosto e do pescoço, cujo alivio exige uma esfregadela ou uma boca coçada. Isto não apenas explica por que as pessoas que se sentem  em duvida coçam o pescoço como da uma boa razão para o fato de alguns indivíduos afrouxarem o colarinho quando suspeitam ter sidos apanhados numa mentira. A elevação da pressão arterial faz com que o sujeito sue no pescoço.

A pessoa que se sente irada ou frustrada  precisa também afrouxar  o colarinho para deixar circular ar fresco. Quando você vir alguém fazendo este gesto, pergunte “ Você poderia repetir o que acabou de dizer”.? , ou “Você pode explicar  melhor, por favor”.? Talvez assim o suposto mentiroso desista do jogo.

 
8-O dedo na boca: Esta tentativa inconsciente de voltar  a segurança do bebe que mama no peito da mãe ocorre quando a pessoa ate sob pressão. O bebe substitui o polegar ou o cobertor pelo seio da mãe, o adulto leva os dedos a boca e mama cigarros, cachimbos, canetas e copos, e claro, e mascar chiclete.

A maneira dos gestos de levar a mão a boca  pode ser associada a mentira, mas o dedo na boca e o indicio exterior de uma necessidade interior de proporcionar a si mesmo segurança e um movimento positivo.


Nenhum comentário: