segunda-feira, 17 de outubro de 2011

As Praticas Sagradas dos Ciganos


Apesar de toda a peregrinação que os ciganos fizeram pela Terra, desde sua saída da Índia até o presente, conhecendo todas as religiões do Oriente e a de todos os povos da Europa, tinham de optar por uma crença comum.
A crença final num Deus único acabou se firmando entre os ciganos, que acreditam em Jesus Cristo como o enviado de Deus para nos redimir dos pecados.
Acreditam também nas palavras santas da Bíblia e nos seus ensinamentos, muitos dos quais são passados de geração a geração como orações.
Nesse aspecto, os ciganos oram como qualquer povo e buscaram, quando  necessário, na Bíblia, o conforto para enfrentar as situações de tormento por que passaram nesses séculos de peregrinações, espalhando-se por todo o mundo.
Assim como nas outras culturas, essas orações revelam a religiosidade Cigana, bem como a confiança no poder divino e na sua proteção para superar as dificuldades.

Para enfrentar perseguições

O conceito de perseguições é muito bem conhecido pelos ciganos que, ao longo de todos esses séculos, enfrentaram situações de intolerância por todo o mundo.
Algumas mais violentas, outras mais veladas, mas todas terrivelmente angustiantes e marcantes para esse povo. Além da persistência quase teimosa e da perseverança, o contato com a fé cristã deu-lhes os argumentos para superar essa situação e uma oração muito conhecida para esses momentos é aseguinte, tirada de Mt 10, 17-23:

"Acautelai-vos dos homens, porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas prisões. Sereis levados à presença de governadores e de reis, para serdes interrogados. E quando vos interrogarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar. Deixai por conta de Deus, que Ele falará por vós. Um irmão entregará à morte outro irmão e o pai ao filho; filhos haverá que se levantarão contra seus pais e lhes decretarão a morte. Sereis odiados por causa de vossa raça, mas aquele que perseverar até o fim, será salvo.
Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Porque em verdade vos digo que não ireis sozinhos: o Filho do Pai estará convosco."

Observação: Esta oração era proferida pelo mais velho ancião da caravana, quando esta se dispunha a partir para uma nova viagem.

Para cultivar o sentimento de Honra

A honra para um cigano é algo acima de qualquer discussão. Em seu rígido código, mesmo um roubo justificado encontra respaldo no sentimento de honra. Sua habilidade em negociar usa todos os argumentos contra a das outras pessoas, mas enganar não é uma arte cigana, mas uma consequência disso. O que o cigano abomina é a maldade gratuita, o logro contra o inocente, a injúria e a difamação. Por isso, entre as lições que são transmitidas aos seus filhos, desde a mais tenra idade, encontra-se a oração diária tirada do Salmo 15, como se segue:

"Quem habitará teu templo, meu Deus? Quem há de viver contigo no Céu? O íntegro de coração, o que pratica a justiça e fala a verdade com o próprio coração? Que não difama nem faz mal ao próximo? O que não lança injúria contra o seu irmão e que despreza o herege, louvando os que temem ati? O que jura com sinceridade, não pratica a usura e não aceita suborno contra o inocente? Quem assim procede, habitará contigo, segundo os teus
desígnios."

Para agradecer uma viagem

Deuternomio 8 ver 6-10

A oração de agradecimento era pronunciada antes de mais nada. e todo cigano sabe essa oração de cor:
"Guardemos os mandamentos do Senhor nosso Deus, para andarmos nos seus caminhos e não os temermos, porque o Senhor nosso Deus os fez entrar numa boa terra, terra de rios, de água, de fontes e mananciais profundos que brotam nos vales e montanhas; terra de trigo e cevada, de videiras, figueiras, romeiras, oliveiras, azeite e mel; terra onde comeremos o pão sem escassez e nada nos faltará. Comeremos, pois, e nos fartaremos para louvar o Senhor nosso Deus pelas terras que nos deu."

Para afastar das tentações

Como qualquer mortal, os ciganos estão também sujeitos às tentações do demônio e de todos os seus enviados, diligenciando no sentido de manter essas entidades afastadas.
Para isso, valem-se de uma oração que se encontra copiada num pedaço branco de papel, levado em suas carteiras ou bolsas. Alguns até mandam plastificar para melhor conservação. É um trecho da Epístola de Tiago às Doze Tribos, capitulo 1, versículos de 12 a 15:

"Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação, porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu a todos os que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus, porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Pelo contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando é atraído e seduzido por ela. Então a cobiça, após conceber, gera o pecado e o pecado, uma vez consumado, gera a morte."
Observação: Esta mesma oração, curiosamente, os ciganos recomendam que aqueles que fizeram negócios com eles leiam, quando se sentirem
enganados.

Para defender de um inimigo

Oração de Nossa Senhora do Socorro

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (fazer o sinal da Cruz três vezes). Eu, diante de Deus e coberto com o manto poderoso de Nossa Senhora do Socorro, andarei e não serei visto. Passarei pelos meus inimigos que nenhum mal me farão, mas poderei atingí-los. Um Anjo me acompanhará e sua espada ceifará aqueles que virem minha sombra ou meus passos na poeira da estrada.
Cegos ficarão, mudos quedarão, imóveis cairão, pelo braço onipotente que se abaterá sobre quem quiser me fazer mal. Em pedra se transformará e seus olhos serão estrelas para enfeitar o manto de Nossa Senhora, que me protege com seu poderoso manto e me manda seu Anjo. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (repetir três vezes o sinal
da Cruz).

Fazer esta oração por quatro vezes seguidas, no centro de quatro velas dispostas na direção dos pontos cardeais, rezando-a uma vez em cada uma dessas direções. Finalizar com um Glória ao Pai e uma Salve Rainha.

Para se fazer justiça

Hoje, como no passado, a justiça é uma conquista muito relativa e aos menos afortunados sempre foi mais prudente calar-se do que protestar. A sabedoria cigana ensina que a verdadeira justiça está no tempo e na lei de Deus, que ambos são inexoráveis e não falha.
Para dar forças para resistir e ao mesmo tempo convocar essa justiça, esta é a oração:
 Oração Guimel

"Faze justiça ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra, Senhor. Desvenda os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. Sou peregrino na terra: apresenta-me os teus mandamentos. A minha alma louva a tua providência. Repreendeste os soberbos e
amaldiçoastes os orgulhosos que sobre mim lançavam opróbrios e desprezo.
Enquanto se uniam e tramavam contra mim, eu meditava sobre teus mandamentos e clamava pelo teu auxílio.
Pois só de ti espero a justiça. Pois só de ti espero o auxílio definitivo."

A PRATICAS SAGRADAS DOS CIGANOS.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei tds as orações e vou colocá-las em pratica..... mto boa...